Quantcast
Channel: blog do Jean
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

O amor em Stendhal e no Novo Testamento.

$
0
0
No célebre " Do amor" Stendhal trata do amor pelas mulheres e lhe dá vários conceitos. Não é um tratado filosofico sobre o tema. Na verdade é mais próximo de um manual. Por isso, o titulo é inegavelmente pretensiodo, fato reconhecido pelo próprio autor.
O grego, contudo, usa quatro palavras distintas e com finalidades bem diversas.
A palavra eros talvez seja a que melhor retrate o tema da obra do francês, pois se refere ao amor carnal. Esse termo não é usado diretamente no Novo Testamento.
Phileo, por sua vez, significa um afeto ou predileção, nos moldes que usamos quando dizemos " amo chocolate". O termo filantropia, em portugues, significa literalmente amor pela humanidade. Esse termo é bastante usado no Novo Testamento. Quando Jesus pergunta a Pedro se ele O ama esse é o termo empregado.
Há ainda o amor philadelphia , que expressa a ligação entre membros de uma comunidade ou mesmo familia. Por isso muitas vezes é transliterado por amor fraternal. É o que ocorre quando João manda que os membros da igreja primitiva se amassem uns aos outros.
Agape, contudo é o termo de maior relevância teologica, isto porque, deve ser entendido como um amor sublime, do tipo que o Pai devota a Jesus e a nós como co-herdeiros com Ele. Esse termo é especial por não se de uso corriqueiro no grego clássico, sendo conformado para uso teologico pelos autores dos evangelhos sinoticos.
Bem, não esqueça de amar.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images

Trending Articles





Latest Images